Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ nega recurso de delegado que sacou arma em acidente de trânsito

    Publicado por Direito Público
    há 14 anos

    Por unanimidade, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso do delegado Matusalém Sotolani, condenado juntamente com o estado de Mato Grosso do Sul a indenizar duas vítimas pela acusação da prática de abuso de poder e agressões feitas pelo delegado em um acidente de trânsito envolvendo a sua namorada. O delegado recorreu de decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

    A namorada do delegado se envolveu em acidente de trânsito e o chamou ao local. Ele teria usado sua condição de membro da Polícia Civil para intimidar os demais envolvidos no acidente, inclusive convocando viatura para o local, sacando sua arma e agredido fisicamente uma das vítimas.

    As vítimas entraram na Justiça para receber indenização por danos morais e o pedido foi concedido em primeira instância. O delegado e o estado recorreram, mas o TJMS confirmou a decisão, considerando que o tema já teria sido adequadamente tratado e manteve a indenização no valor de R$ 25 mil. O delegado interpôs embargos de declaração por considerar o julgado omisso, mas o tribunal também negou esse recurso.

    No recurso ao STJ, a defesa do delegado alegou ofensa aos artigos 454, 456 e 535 do Código de Processo Civil (CPC). Os dois primeiros artigos definem os prazos e como as defesas das partes podem ser apresentadas com memoriais. Já o 535 determina o uso de embargos de declaração quando há obscuridade, omissão ou contradição em julgado. A defesa afirmou que não teve oportunidade de apresentar memoriais e que o valor da indenização seria abusivo.

    Entretanto, o relator, ministro Sidnei Beneti, considerou não haver ofensa ao artigo 535 do CPC, pois o Tribunal fundamentou adequadamente seu julgado. Também não existiria ofensa aos artigos 454 e 456 do referido código, pois não haveria comprovação do alegado prejuízo à defesa do delegado pela não apresentação dos memoriais. Diante da gravidade do evento, o relator também considerou adequado o valor de R$ 25 mil para a indenização. Destacou que, segundo os autos, uma das vítimas chegou a ter o tímpano perfurado devido às agressões do policial. Por fim, o ministro Beneti apontou que o STJ tem entendido não ser possível rediscutir o valor de indenizações por embargos de declaração. Com esse entendimento, o ministro negou o recurso do delegado Matusalém Sotolani.

    STJ

    • Publicações6212
    • Seguidores58
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nega-recurso-de-delegado-que-sacou-arma-em-acidente-de-transito/2193140

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)