Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF autoriza extradição de português condenado por rufianismo e tráfico internacional de pessoas

    Publicado por Direito Público
    há 15 anos

    Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Extradição (Ext 1139) do português Domingos Alfredo Celas Pinto, condenado em seu país natal por crimes que na legislação brasileira correspondem a rufianismo e tráfico internacional de pessoas.

    Pela decisão, Portugal terá de se comprometer a subtrair o tempo de pena já cumprido por Domingos, que ficou preso preventivamente antes de ser condenado.

    O Supremo não concedeu a extradição com relação a um dos quatro crimes a que Domingos foi condenado na legislação portuguesa - no caso, o delito de coação, que no Brasil corresponde a tráfico internacional de pessoas. O português não poderá ser punido com relação a esse crime porque, pela legislação brasileira, a pena prescreveu em janeiro de 2008. Ele havia sido condenado a 10 meses de prisão por coação.

    Domingos foi condenado por outros dois crimes que, pela legislação brasileira, também correspondem a tráfico internacional de pessoas: os delitos de auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal agravada. Como nesses casos não houve prescrição, a condenação de 1 ano e 8 meses e de 2 anos e 6 meses, respectivamente, continuam valendo.

    O quarto crime a que Domingos foi condenado, e que também não prescreveu, é o de lenocínio simples, que no Brasil corresponde a rufianismo. Ele terá de cumprir 6 anos de prisão por esse delito.

    Processos relacionados

    Ext 1139

    STF

    • Publicações6212
    • Seguidores58
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-autoriza-extradicao-de-portugues-condenado-por-rufianismo-e-trafico-internacional-de-pessoas/1867090

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)