Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-SP aceita controle judicial em omissão do Executivo

    Publicado por Direito Público
    há 12 anos

    Decisao do Tribunal de Justiça de São Paulo em Ação Civil Pública afirma que é possível o controle judicial em casos de omissão reiterada do Poder Executivo, inclusive na organização orçamentária. Segundo acórdão, os representantes do Judiciário não podem se recusar a julgar ação em que é cobrada inclusão de rubrica no orçamento do município de São Paulo.

    A ação, que havia sido extinta em primeira instância sem julgamento do mérito, pedia inclusão da rubrica para assegurar matrícula e permanência em unidades de educação infantil para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

    Os autores, entre os quais está a organização não-governamental Ação Educativa, pediram também atendimento das crianças que precisassem de vagas em creches no bairro de Santo Amaro e inclusão imediata de 375 crianças no sistema de ensino público do bairro.

    Em primeira instância, o juízo entendeu que o pedido de inclusão de rubrica na proposta orçamentária desrespeitava a separação entre os Poderes. Para o juiz da Vara da Infância e da Adolescência do Fórum Regional de Santo Amaro, a obrigatoriedade de inclusão de rubrica em proposta orçamentária fere frontalmente o artigo da Constituição Federal, que afirma serem independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    É do prefeito a iniciativa da proposta orçamentária anual. É da Câmara Municipal a competência para o processo legislativo da proposta e de sua aprovação. Portanto, trata-se de uma lei, cuja iniciativa insere-se na categoria dos denominados atos de governo, os quais escapam à apreciação jurisdicional, afirma sentença.

    Os autores da ação apelaram, então, ao TJ-SP, que decidiu que o pedido deve ser julgado. Para o relator da Apelação Cível, desembargador Ciro Pinheiro e Campos, a extinção da ação sem o julgamento do mérito não é compatível com o "princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional e o direito de acesso à Justiça". O desembargador usa como argumento o inciso XXXV do artigo da Constituição, no qual consta que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. O acórdão determinou que o processo retornasse à primeira instância para ser analisado e julgado. Com informações da Assessoria de Imprensa da Ação Educativa.

    Leia aqui o acórdão. Fonte: Conjur

    • Publicações6212
    • Seguidores58
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-aceita-controle-judicial-em-omissao-do-executivo/2976075

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)